terça-feira, 3 de março de 2009

Surfar por amar, não para desencalhar!


(Fotografia: Praia do Amado, Agosto de 2008)

Hoje enquanto almoçava no centro comercial Dolce Vita de Miraflores, sem querer, ouvi uma conversa de um grupo de miúdos que estavam sentados ao meu lado. Eu sei que é feio ouvir as conversas dos outros mas aquela interessou-me especialmente, era sobre surf, as pessoas que me conhecem melhor sabem que adoro surf, a conversa deles revoltou-me prefundamente.
Sabem quando vocês adoram um desporto e por uma razão qualquer não o podem fazer? pois, é assim que eu me sinto, apesar de devez em quando apanhar umas ondas, não é sempre quando quero, mas não é por isso que o meu amor pelo surf deixa de ser menor. Sempre na minha vida adorei o mar, sempre cresci perto do mar e sempre passei férias no mar, desde miúda que gosto de surf, sentada na areia da praia naqueles dias raros de sueste na Praia da Luz, ficava horas a ver os surfistas, para mim aquilo era e é fantástico, deixava-me e deixa pedreficada a ve-los e a desejar um dia conseguir nem que fosse meter-me em pé na prancha.
Voltando á conversa que ouvi, pois a minha revolta foi ouvir de três bocas que faziam surf só porque dá vista, porque o objectivo de fazerem surf é conhecerem gajos todos bons e giros, estupfacta com esse porquê de fazer sur, olhei para eles, foi quando um rapaz se virou e respondeu que realmente as raparigas que faziam surf eram todas boas e que também ás vezes ia com um primo apanhar ondas por causa disso, tal foi a cara que eu fiz, que olharam para mim e pararam com aquela barbaridade de conversa.
Vendo bem nos ultimos anos cada vez há mais pessoas que fazem surf, será que o fazem por gosto, por amor ao mar e ás ondas? Será que o fazem porque é um caminho facil de conhecer pessoas giras e boas? Será que as nossas praias e ondas estam a ser "preenchidas", por pessoas que só lhes interessa um rotulo de jeitoso? Será que os verdadeiros surfistas estam a ficar extintos? Não, isso é impossivel, pelo menos na minha cabeça e acho que na cabeça de muitas pessoas, porque o surf não é apenas um desporto aquactico, é um estado de espirito é uma "religião". Porque o surf é uma maneira unica de contacto com o mar, com as ondas.
Se alguns surfam para ter alguem, então meus amigos, deixem as ondas para quem as ama, para quem as quer domar, para quem faz do surf algo unico e especial, e dediquem-se á pesca!

Surfar por amar, não para desencalhar!

3 comentários:

  1. Quantos mais surfistas "da pausa" houver melhor. esses geralmente ficam-se pela areia e quando o mar está grande é que não entram mesmo. assim não atrapalham ;)

    ResponderEliminar
  2. Tásse muito bem!!!

    Beijos surfísticos!

    ResponderEliminar