sexta-feira, 6 de março de 2009

Fotografia, portadora da verdade?



Tema conturverso este, pois se para metade do mundo basta uma imagem para demonstrar a realidade, para o outra metade do mundo essa mesma imagem poder não ser a realidade/verdade.
Se o foto jornalismo tem como objectivo e norma numero um fotografar e mostrar o real sem qualquer tipo de manipulação, será o trabalho de um foto jornalista aceite como realidade em todo o mundo?
peguemos por exemplo na guerra do Iraque, guerra esta tão mediática por todos os media do mundo, com tantos soldados, jornalistas, fotógrafos e cidadãos envolvidos fossem eles de que país fossem. Se para nós, mundo ocidental, certas imagens são a realidade, o relatar de como era vivida a guerra, será que se mostrássemos essas mesmas imagens ao mundo oriental, que têm um estilo diferente de viver, uma outra forma de pensar e motivações de guerra diferentes da do mundo ocidental, eles diriam que as "nossas" imagens eram reais? Não!
A verdade ou realidade como quisermos chamar, deles é diferente, pois a maneira de eles verem a guerra é diferente. Por isso, quando se diz que determinada fotografia é real, estamos a dizer que sim ela é real na nossa maneira de ver a vida, no nosso modo de pensar e agir, esquecendo que algures no mundo alguém acha que a tal fotografia não passa de uma manipulação e que é uma falsidade.
Uma fotografia pode ter mais que uma verdade, como pode contar mil e uma mentiras, mas isso só depende de cada um de nós, de como nós vemos e interpretamos essa fotografia. A maneira de pensar é sempre diferente mesmo analisando uma imagem com uma pessoa do mesmo pais, as realidades de cada um nunca são iguais á do outro, por muito que parecidas sejam.
Quero um dia ser foto jornalista, pegar em mim e correr o mundo a fazer reportagens de tudo e mais alguma coisa, desde estar em plena guerra a fotografar os lados rivais, quer estar na Índia em plena época de monção, tudo isto é foto jornalismo, é o fotografar o real, mostrar o real, para uma determinada realidade.
A fotografia é a minha realidade, o foto jornalismo o meu sonho e mostrar as minhas fotografias o meu objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário