sexta-feira, 3 de abril de 2009

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa


Visto que andava com dúvidas sobre este tão falado acordo ortográfico da nossa língua, decidi andar a pesquisar da Internet o verdadeiro porquê deste acordo. Depois de muitas páginas lidas, quer em Português de Portugal, quer em Português do Brasil, tudo ia dar ao mesmo, um acordo em que Portugal, Brasil, Angola, Cabo verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, aprovavam o acordo ortográfico, de modo a que todos estes países ficariam a escrever da mesma maneira.
Paremos aqui um pouco....será possível? Países com a mesma língua base mas países tão diferentes, escreverem da mesma maneira?! E se mudamos a maneira de escrever certas palavras, obrigatoriamente mudamos a maneira de as ler, o nosso acto passará a ato e a nossa secção passará a seção?
Ok, confesso não me entra na cabeça este tal acordo. Não concordo com tal, acho que deveríamos todos continuar como estávamos, para ser sincera, mas não querendo de todo parecer xenófoba ou racista, parece que vamos todos começar a falar como os Brasileiros, ora se a língua é Portuguesa, oriunda de Portugal, porque razão temos nós que nos habituar ás palavras deles e não eles ás nossas?!
Sempre dei erros ortográfico, o que é uma vergonha numa pessoa com vinte anos, mas agora é que vai ser um verdadeiro desastre!

3 comentários:

  1. olha, olha. agora você vai ter que atender o telemóvel a dizer "alô" e não "tô".

    ResponderEliminar
  2. Viva o Acordo! Não que seja seu simpatizante mas, não existindo acordo, não haveria desacordo. E se assim fosse, não passaríamos de uma enorme carneirada (reparem que escrevi 'carneirada'...). O próprio dito cujo gera logo desacordo... Então, havendo acordo, existe portanto desacordo, e o gosto que é estar de acordo e não em desacordo com alguém. Viva o Acordo!

    ResponderEliminar
  3. Estar de acordo é veradeiramente um gosto...já acordar... depende do mesmo. Ora se for acordar que sim ou que não, que está bem ou que está mal ou como fazemos tal e coiso, então esou plenamentede aordo, se fr o acordadr do despertador às 7 da matina, entro logo em desacordo...
    Ficamos então assim acordados??

    ResponderEliminar